Dieta Vegetariana – Benefícios e Guia Alimentar →【Review COMPLETO】

dieta-vegetariana

Dieta Vegetariana – Introdução

A dieta vegetariana é aquela usada por todos que decidiram eliminar do cardápio todos os tipos de carnes, peixes, aves, peixes e quaisquer produtos de origem animal na sua alimentação, seja por motivos éticos, ambientais ou religiosos.

Ela vem se tornando cada dia mais famosa e sendo aderida por muitas pessoas, pois é uma forma de se alimentar que exclui todos os tipos de carnes das refeições diárias.

Porém, existem alguns tipos de vegetarianismos:

  • Ovolactovegetarianismo: Consumo de ovos, leite e seus derivados.
  • Lactovegetarianismo: Consumo de leite e seus derivados.
  • Ovovegetarianismo: Consumo somente de ovos.

Vegetarianismo restrito: Não há o consumo de nenhum produto de origem animal.

Dieta Vegetariana – O Que Pode Ser Consumido?

A principal dúvida gerada para quem deseja iniciar uma alimentação vegetariana é o que é permitido nas refeições diárias. 

A verdade é que pode se comer de tudo um pouco, menos a carne. Lembrando que sempre é fundamental consumir os macro nutrientes diários necessários: Proteínas, fibras, gorduras boas, carboidratos etc.

Dieta Vegetariana – Benefícios

dieta-vegetariana-cardapio

Assim, como qualquer tipo de alimentação a dieta vegetariana também precisa ser bem planejada para trazer resultados positivos a saúde e a estética. Em qualquer tipo de alimentação, é preciso consumir os nutrientes diárias e essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Mantendo uma dieta equilibrada e bem planejada é possível ver inúmeras mudanças como a redução dos níveis de colesterol, baixa na pressão arterial, controle maior da hipertensão, diminuindo a incidência de doenças degenerativas no coração, câncer e a diabetes.

Vamos agora detalhar outros benefícios da dieta vegetariana:

Aumenta a Longevidade

Segundo estudos, um estilo alimentar vegetariano auxilia na prevenção de vários tipos de doenças crônicas e perigosas. Resultando em mais saúde e numa expectativa de vida maior. Além disso, uma dieta vegetariana pode ser rica em alimentos antioxidantes que promovem um restart em nosso corpo, prevenindo de mutações celulares e até mesmo do envelhecimento precoce.

Promovendo mais disposição e vitalidade, mesmo com o passar dos anos.A ingestão menor de alimentos embutidos, corantes, edulcorantes e conservantes também potencializa essa espécie de efeito detox. As frutas, verduras, legumes e oleaginosas são responsáveis por combater e prevenir dos radicais livres.

Melhora a Saúde do Coração

Com a queda significativa dos níveis de colesterol ruim(LDL) e o aumento dos níveis do colesterol bom(HDL) os riscos de você desenvolver doenças crônicas ou degenerativas e cardiovasculares são muito menores. Isso acontece porque níveis de colesterol altos estão diretamente ligados a doenças crônicas no coração. Além disso, a maior ingestão de alimentos menos e até anti inflamatórios está ligada a uma saúde cardiovascular melhor.

Proteínas Diárias

A primeira dúvida que aparece ao se adotar o estilo de vida vegetariano é como iremos alcançar os níveis de proteína necessários, mesmo não consumindo carnes. O mito de que apenas com carnes conseguimos alcançar esse nível cai por terra, ao nos aprofundarmos mais nos macronutrientes existentes em legumes, gorduras boas, e fibras.

Pois também é possível encontrar proteína neles. Muitos vegetais são ricos em proteínas e nem sabemos disso, fornecendo os aminoácidos essenciais para um bom desempenho do organismo. Fazendo apenas as escolhas certas é possível chegar lá. As principais fontes de proteínas, na dieta vegetariana, são vegetais e leguminosas. As oleaginosas como o feijão, lentilha e ervilha também são ricas em proteínas e também são liberadas na dieta vegetariana.

guia-alimentar-vegetarianismo

Vitamina B12

Segundo estudos científicos, não conseguimos a vitamina b12 através de nenhum alimento de origem animal. Por isso, quem adere a dieta vegetariana deve suplementar essa vitamina. O consumo de leite e ou ovos também não supre a necessidades da vitamina. Mais da metade dos vegetarianos apresentam algum tipo de deficiência da vitamina B12. Porém os onívoros(que comem de tudo) também apresentam essa carência.

A Vitamina B12 é encontrada em alimentos de origem animal, principalmente nso peixes, de águas frias e profundas, como o salmão, atum, truta. Também é encontrada no fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras. A deficiência dessa vitamina no organismo pode trazer uma série de problemas ao corpo como:

  • Fadiga, falta de energia ou tontura ao se levantar ou fazer esforço
  • Falta de concentração
  • Falhas na memória
  • Paranoia e alucinações
  • Pele amarelada (icterícia)
  • Língua inchada e inflamada

Dieta Vegetariana – A Importância Das Proteínas

A ingestão de proteínas diárias é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, construção muscular, tireoide, processos metabólicos importantes e principalmente no processo de emagrecimento. A maioria das pessoas acreditam que para conseguir as vitaminas diárias necessárias é preciso consumir uma grande quantidade de carne vermelha e branca como peixes, frango e ovos também. Porém, esse é um dos principais mitos criados pela indústria bilionária das dietas fracassadas, farmacêutica e de remédios milagrosos e ineficazes.

Eu mesma sou vegetariana há muitos anos. Consumo apenas ovos e, muito raramente, peixes. E posso te afirmar que minha saúde é muito melhor. Não fico doente com tanta frequência. Me sinto muito mais disposta e com mais energia tanto para treinar quanto para as atividades diárias. Sinto diferença até na minha energia mental!

Outra função importante das proteínas é na manutenção do nosso sistema de defesa. Os anticorpos são um tipo de proteína que auxiliam nosso organismo a se defender de invasores diversos que podem comprometer nosso corpo como vírus, bactérias, etc. Também tem função principal na coagulação do sangue e controle como um todo.

As proteínas também são responsáveis por regular nosso metabolismo e nossos hormônios. A insulina é um dos mais conhecidos e têm importante papel no controle da glicose em nosso sangue. Encontradas nas membranas plasmáticas e intracelulares transportam substâncias como aminoácidos e glicose através das membranas celulares.

piramide-alimentar-vegetarianismo

Já a hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos transportam oxigênio para os tecidos. Tão importante quanto a gordura, a proteína fornece energia aos músculos e ajudam a dar aquele gás no dia a dia sem correr o risco de acumular gordura. Tudo isso, claro, se aliada a uma alimentação saudável e estratégica e a treinos curtos e de alta intensidade.

Alimentos Ricos Em Proteína

Aveia: A aveia é considerada um dos grãos mais saudáveis do planeta. Mesmo contendo carboidratos, ela é rica em fibras, proteínas, magnésio, manganês, Vitamina B1, etc. Além de conter baixo índice glicêmico. Porém tenha em mente que quanto mais grossa a aveia, menos processada será. Assim, terá menos conservantes e não terá perdido tanto suas propriedades. Em cada 100 gr de aveia, você encontra 17gr de proteína.

Pasta de Amendoim: A pasta de amendoim também uma ótima fonte de proteínas. Além de ser rica em gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. É muito importante ler o rótulo da pasta de amendoim e prezar sempre pela opção sem açúcar. Em apenas 30 gr de pasta de amendoim é possível encontrar 8,6 gr de proteínas.

Ervilha: A ervilha também é outra opção super válida de proteínas vegetais, além de fornecer muitas fibras também é livre do glúten e da lactose. Por isso, a maioria das pessoas que têm algum tipo de alergia ou sensibilidade e adere a um cardápio vegetariano opta por ingerir mais vezes na semana esse tipo de alimento. 100 gr de ervilha contém cerca de 7gr de proteína.

Amêndoas: São uma das melhores opções de gorduras boas, que além de auxiliar no processo de emagrecimento também são fontes de proteínas, fibras, Vitamina E, magnésio, manganês, entre outros. Contém 6g de Proteína a cada 28g.

Brócolis: Também é considerado um dos vegetais mais importantes no cardápio vegetariano e, principalmente, para quem treina. É rico em vitamina C, K, fibras e potássio. Também ajuda a equilibrar processos metabólicos, por ser rico em bio ativos que diminuem os níveis de estrogênio e aumentam os da testosterona. Níveis que devem estar sempre equilibrados para potencializar tanto a queima de gordura quanto o ganho de massa muscular. A cada 96g de brócolis você consome 3g de Proteína.

tipos-de-vegetarianismo

Quinoa: Uma otima opção para substituir o arroz branco, a quinoa trás inúmeros benefícios a nossa saúde. Além de ser rica em proteínas, também contém muitas fibras, manganês, magnésio e ferro. Com 100g de Quinoa você consegue consumir cerca de 12g de proteína.

Semente de Chia: A chia também é uma ótima opção para consumir as proteínas diárias necessários ao corpo. A semente pode ser fonte de cálcio, proteínas antioxidantes e ômega 3 que é muito encontrado em peixes. O zinco presente na chia também ajuda na produção e regulação de hormônios importantíssimos como a testosterona, em 100 g de chia é possível consumir 16g de proteína.

Lentilha: A lentilha é uma leguminosa rica em nutrientes importantes para a saúde como um todo. É muito prática e versátil e assim como o feijão branco pode ser utilizada tanto em pratos quentes como saladas. Rica em fibras, proteínas, ácido fólico, Vitamina B6, Vitamina C, E, K, Manganês, ferro, potássio, fósforo, selênio e cálcio. A cada 100g de lentilha você encontra 8g de proteínas.

Dieta Vegetariana – Contraindicações

Em geral, não existem contraindicações para adotar a dieta vegetariana. Mas é fundamental saber substituir a carne por boas opções de proteínas. Com uma alimentação adequada e saudável, praticamente não a com o que se preocupar.

Porém, sempre é preciso tomar cuidado caso você já tenha tido histórico ou faça algum tipo de tratamento contra problemas alimentares como a anorexia, bulimia, ou problemas  com mudar radicalmente de cardápio. Caso passe por isso, avalie com seu médico a melhor opção para se adaptar a esse novo estilo de vida e se é realmente possível.

Dieta Vegetariana – Uso de Suplementos

shake-para-emagrecer-qual-o-melhor

Para sobreviver, você não necessita utilizar suplementos. Porém se você quer resultados excelentes na sua saúde, ter uma longevidade saudável, não ter doenças ao longo da vida, com uma imunidade alta e resultados estéticos muito bons com o corpo que sempre que sonhou, a suplementação é uma aliada muito interessante. Lembrando que o suplemento sozinho não irá fazer milagre. Nós precisamos de um conjunto de suplementos, no momento certo e na dose certa.

Infelizmente, não conseguimos ingerir os nutrientes e vitaminas diários, mesmo com uma alimentação correta e saudável. Ainda mais ao aderir a uma dieta vegetariana. Os alimentos de hoje em dia, contém muito menos nutrientes do que antigamente. Por isso a suplementação diária de vitaminas, minerais e nutrientes tem se tornado mais essencial.  

Assim, os suplementos a base de proteínas entram em cena como ótimas opções baratas e simples. Eu, por exemplo, como só ovos e muito raramente peixes. Então preciso de uma ingestão muito maior de proteínas para conseguir atingir os níveis necessários. Você pode utilizar como um lanche, uma refeição e preparar receitas práticas e simples. Assim, você até economiza tempo e dinheiro no dia a dia. 

O mito de que a proteína causa problema renal já foi derrubado a muito tempo. só existe a possibilidade de causar problema renal em quem já tem algum tipo de deficiência ou problema prévio. pessoas saudáveis e que consumam de 1 a 2 gramas de proteína ao dia não terão problema algum.

Outro mito é de que o Whey protein engorda. Se você segue uma alimentação saudável, focando em nutrientes de qualidade como a proteínas, gorduras boas e fibras, nunca irá engordar ao suplementar com o whey protein. Apenas conseguirá potencializar seus resultados , obtendo-os muito mais facilmente sendo mais duradouros e eficazes.

RQX Ultrashake Nutritional Vegano – Nossa Recomendação Para Veganos

rqx-ultrashake-nutritional-vegano-funciona

Foi pensando nessa carência de suplementos de origem vegetal que criei o RQX Ultrashake Nutritional Vegan. Ele é versão com proteínas de origem vegetal e sem lactose do Ultrashake Nutritional. Os veganos não consomem nenhum alimento que tenha origem animal. Os principais motivos por eu tê-lo criado são:

  1. Sou alérgica e intolerante a leite e derivados, então não posso consumir o whey protein (proteína do soro do leite). Assim como eu, muitas pessoas também são (e muitas nem sabem!).
  2. Sou adepta ao piscitarianismo, isto é, um regime alimentar que inclui peixes e frutos do mar, mas exclui a carne de outros animais.
  3. Mesmo que você utilize proteínas de origem animal e não tenha alergia ou intolerância, a proteína vegana (de origem vegetal) é mais uma alternativa para variar suas fontes proteicas.

O RQX Ultrashake Nutritional Vegano entra em ação suplementando uma série de vitaminas e minerais de forma segura para quem não consome produtos de origem animal, quer variar a suplementação ou ainda é alérgico e intolerante a leite e derivados.

Tem sabor de pudim de baunilha. A proteína presente nessa versão é extraída da ervilha e do arroz. Cada porção de 30 grs (2 medidas) possui 20 grs de proteína, 1,3mg de vitamina B6 e 100mg de magnésio entre outros ingredientes. Além disso, não possui glúten,  açúcares, corantes e adoçantes artificiais.

Veja mais alguns benefícios do RQX Ultrashake Nutritional Vegano da Raquel Quartiero:

  • Proteína vegetais livre de transgênicos
  • Sem açúcares, sem adoçantes nem corantes artificiais
  • Alto teor de Fibras e Magnésio para otimizar seus resultados
  • Economize dinheiro
  • Substitua refeições  
  • Utilize como pré e/ou pós treino
  • Faça receitas fit proteicas
  • Aumente o seu sistema imunológico
  • Controle o desejo por doces  
  • Melhore seu intestino tudo ao mesmo tempo  
  • Sabor irresistível

rqx-ultra-shake-nutritional-vegano-banner-checkout

RQX Ultrashake Nutritional Vegano – Quando Tomar

  • CAFÉ DA MANHÃ
  • PÓS TREINO
  • SUBSTITUIR REFEIÇÃO
  • LANCHE
  • RECEITAS FIT
  • À NOITE

RQX Ultrashake Nutritional Vegano – Como Preparar

É muito simples, fácil e rápido. Basta bater 2 medidas do shake com água ou com o suco de sua preferência para ter uma refeição completa a qualquer hora.  Com o RQX Ultrashake Nutritional Vegano você poderá substituir até 2 refeições principais por dia e tomar após a prática de exercícios, no café da manhã ou substituir o almoço e jantar, por exemplo.

E aí, curtiu as dicas? Que tal dar uma olhada em toda minha linha de suplementos e conhecer qual a melhor opção de suplemento para o seu objetivo? Acesse o banner abaixo para saber mais.

rqx-ultra-shake-nutritional-vegano-banner-checkout2

Summary
Review Date
Reviewed Item
Dieta Vegetariana
Author Rating
51star1star1star1star1star

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!