Efeito Sanfona – Como Funciona e Consequências →【Review AQUI】

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Ao iniciar uma nova rotina, geralmente, com uma alimentação mais restrita e radical é muito fácil perdermos peso rapidamente. Porém, quanto mais restritiva for a alimentação mais compulsão teremos mais cedo ou mais tarde.

Quando a compulsão vem, o resultado é frustração e adquirir o dobro do peso que se perdeu. Isso é muito comum na vida de muitas mulheres que acreditam em dietas milagrosas e que trarão efeitos muito rápidos e duvidosos.

Efeito Sanfona

Esse processo abre portas para o temido efeito sanfona que ajuda a desregular completamente nosso metabolismo, deixando-o mais lento, acumulando mais gordura, aumentando a pressão arterial, estrias, celulites etc. Isso torna-se um processo vicioso onde você inicia uma dieta super restrita para emagrecer rápido e ter resultados mais aparentes, mas como é muito difícil seguir por um tempo nesses tipos de dieta, você acaba desistindo no meio do caminho.

Após desistir você adquirir todo o peso que perdeu e até mais do que já tinha, isso deixa você ainda mais triste e induz a compulsão alimentar. Você acaba por se arrepender e voltar, novamente, para a dieta restrita e faz tudo de novo e de novo. Quanto menos você ingerir comida saudável e de qualidade menos saúde terá. É imprescindível ingerir os macronutrientes diários necessários para uma saúde em dia e um corpo que esteja trabalhando 100% ao seu favor.

Os Perigos das Dietas Restritivas

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1) Podem Causar Hipoglicemia

Um dos principais perigos ao seguir uma dieta muito restritiva é não consumir a quantidade adequada de macronutrientes diários. Isso pode causar inúmeros efeitos negativos ao nosso organismo, um dos mais conhecidos é a hipoglicemia, que é a queda rápida da glicose no sangue. O que pode resultar em tonturas, tremores, dores de cabeça, desmaio etc.

2) Aumento do Colesterol

Geralmente, as dietas restritas não se importam muito com a qualidade do alimento que será consumido. Diferentemente, de uma alimentação saudável e adequadas dietas restritas tem em sua base o consumo de comidas industrializadas, super processadas, embutidos e produtos lácteos. Esses produtos, em sua maioria, contém vários conservantes, edulcorantes e gorduras ruins, o que resulta no aumento do colesterol ruim (LDL) e na diminuição colesterol bom (HDL).

3) Podem Resultar Em Vários Problemas Digestivos

Além de causar constipação, as dietas muito restritivas podem causar problemas ainda mais graves no sistema digestivo, principalmente, no estômago. Isso acontece porque a maioria delas não contém as fibras necessárias para a boa saúde do corpo. Assim, o cólon, intestinos etc acabam sendo prejudicados causando problemas ainda piores.

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4) Prejudicam o Sistema Imunológico

A mudança brusca e sem nenhum cuidado na quantidade de nutrientes essenciais para o corpo, além de prejudicar todo o sistema digestivo, dietas restritivas podem resultar em infecções e doenças graves. Com um sistema imunológico fraco, qualquer coisa pequena pode se transformar em uma infecção mais grave, pela imunidade estar em baixa e não conseguir dar conta do trabalho.

5) Desequilíbrio Hormonal

A falta de nutrientes, vitaminas e minerais também tem relação direta ao desequilíbrio metabólico que pode trazer consequências ainda mais negativa ao nosso organismo. O metabolismo, por exemplo, pode se tornar mais lento. Assim, queima muito menos calorias e as armazena com muito mais facilidade. Aumentando o risco de gordura acumulada por todo o corpo.

Como Se Prevenir Do Efeito Sanfona

Uma das maiores dificuldades de quem consegue perder peso é conseguir se manter nele sem adquirir tudo novamente. Uma das maiores dificuldades é saber quais as estratégias seguir para manter as medidas e a saúde em dia. Por isso, é tão importante seguir um estilo de vida mais saudável e leve com estratégias simples mas que trarão ótimos resultados.

Nesse processo de emagrecimento, o mais importante é ter equilíbrio e responsabilidade com seu corpo, pois quanto mais você investe nele mais resultados bons e eficazes terá. Eu separei algumas estratégias  simples para você seguir e sentir a diferença de uma boa alimentação no seu corpo pode trazer para todas as áreas da sua vida:

  • Monte Seu Prato: Um dos maiores erros que cometemos ao tentar manter hábitos saudáveis é comer fora de casa ou pedir comida em aplicativos. Ao ver variedade de comidas perdemos o controle e acabamos comendo o que não deveria.A melhor estratégia é fazer seu próprio prato. Reserve um dia da semana e compre e prepare sua comida semanal. Além de prevenir contra tentações e continuar focada, você economiza tempo e dinheiro durante toda a semana.
  • Faça As Opções Certas: Ao longo de todos os meus posts aqui no blog e até nas minhas redes sociais, eu tento mostrar a vocês que praticar hábitos saudáveis e, consequentemente, emagrecer pode sim ser muito mais fácil e prazeroso.Ao fazer as escolhas certas você economiza dinheiro e ainda aprende a fazer sempre as melhores escolhas. Não esqueça, a prioridade é sempre consumir proteínas, fibras e gorduras boas. Ao seguir esses princípios você não terá frustrações e ainda potencializar seus resultados.

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  • Modere Nos Dias de “Lixo”: Eu sempre indico as minhas alunas a não deixar de comer o que gosta, principalmente, seguindo a regra 80/20. Isso quer dizer que você pode sim comer aquela comida que tanto gosta mas não é nada saudável e não vai ajudar em nada no seu processo de emagrecimento.Não é preciso tanto radicalismo, mas é preciso saber sair da linha com muito equilíbrio e responsabilidade. Não é porque você irá abrir uma exceção no domingo e comer uma pizza, por exemplo, que irá comê-la em todas as refeições desse dia.
  • Exercite-se: De nada adianta mudar seus hábitos, mas não investir em exercícios intensos e adequados. os treinos vão além do emagrecimento, eles ajudam a equilibrar seu metabolismo o que resulta em vários resultados positivos no organismo.Ao praticar treinos regularmente você libera importantes neurotransmissores como serotonina, ocitocina, dopamina entre outros que beneficiam de diversas formas melhorando seu humor, deixando você mais feliz, satisfeito, com uma noite de sono melhor, mais concentrado nas atividades diárias e ainda te deixa menos compulsão no dia a dia.
  • Evite Industrializados: Na dúvida em que tipo de alimento deve optar, sempre prefira alimentos mais naturais possível. Produtos industrializados e super processados são ricos em conservantes, sódio, edulcorantes, açúcares e adoçantes.Todos esses componentes só contribuem para o aumento de peso. Além de propiciar ao ganho de peso, incham seu corpo, retendo líquido mais facilmente, além de sobrecarregarem vários órgãos como o pâncreas e o fígado. Podendo levar a doenças mais graves.
  • Pare de Deixar Para Amanhã: Um dos erros principais para quem está iniciando novos hábitos é ficar adiando o início. Isso é um erro crucial. Ao ficar adiando, você só atrapalha seu processo. O que realmente funciona é começar agora. Independente, se você começar na segunda ou o no sábado, o importante é começar. Agora, sem desculpas!

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  • Não Coma Para Se Sentir Feliz: A hora de comer deve sim, ser um momento de prazer e saciedade. Mas você não deve depender apenas disso para se sentir melhor ou mais feliz. Outro erro é descontar suas frustrações diárias na comida, tentando achar um refúgio para seus problemas.Vá treinar, ler um livro, meditar ou escutar sua música preferida. Nada de procurar a felicidade na comida.
  • Elimine Todas as Tentações: Nada de ficar estocando gordices em casa e cair em tentação na primeira semana de mudança de hábitos. Deixe as comidas, docinhos e salgadinhos no mercado, bem longe de você. Assim, quando bater aquela vontade de sair do foco terá a barreira de ter que ir ao mercado comprar algo. E isso já diminui drasticamente a vontade de “jacar”.
  • Desinstale Aplicativos Para Pedir Comida: Você pode ter tirado todas as distrações de dentro de casa, na sua geladeira só comidas saudáveis e adequadas. Mas se ainda tiver algum aplicativo para pedir comida no conforto da sua casa no celular, todo esse esforça vai ir por água abaixo.Por mais focada que você esteja e comprometida consigo mesmo, basta um tour pelas promoções do dia, que você irá cair em tentação. Por isso, exclua todos os aplicativos desse tipo ainda hoje do seu celular. Além de emagrecer você também economiza muito.

Agora que você já sabe como evitar o efeito sanfona, convidamos para conhecer o projeto RQX System da Raquel Quartiero, onde você irá aprender os 3 pilares principais para ter uma excelente saúde e qualidade de vida, que são a alimentação, mentalidade e exercícios físicos.

Clique na imagem abaixo para conhecer agora:

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2 Comentários

  1. Iracema Rodrigues disse:

    Oi,amo esse programa